Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 22 de agosto de 2010

Um passeio por Cinque Terre

Ciao, amigos!

Essa noite eu dormi muito bem! Fazia um tempo que eu não dormia em cama de casal. O mais chato de viajar sozinha é ter de dormir em cama de solteiro, ainda mais depois de tantos anos acostumada a dormir naquela cama enorme só pra mim!
Acordei 10 horas, tomei café no apto e fui explorar as outras vilas. Comecei pela “Via dell'amore”, uma pequena trilha de 1 km à beira mar margeando o penhasco que liga Riomaggiore a vila seguinte chamada Manarola. A vista é linda! Esse caminho tem esse nome porque os casais apaixonados colocam ali seus nomes em cadeados para nunca mais se separarem. É romântico. Há um túnel com espaço nas paredes para os casais escreverem seus nomes e diz a lenda que o casal que escreve seu nome ali fica junto para sempre.




Depois de mais ou menos 30 minutos de caminhada, chega-se a Manarola, uma vilazinha bem parecida com Riomaggiore, mas com uma praia que tem uma espécie de piscina natural formada pelas pedras. Dizem que é em Manarola o melhor mergulho da região. Pelo que vi do mar, eu não duvido.


A vila seguinte chama-se Corniglia, mas resolvi pulá-la e ir, de trem, até a próxima chamada Vernazza. Comprei o “Cinque Terre Card” para um dia, custou 8,50 e dá direito a viagens de trem por todas as vilas da região, à entrada na Via dell'Amore e ao ônibus turístico que passeia em cada uma das cinco vilas (,as esse eu não usei). Vernazza é maior que as outras vilas e é bem bonitinha. Com uma praia de pedra e um mar lindo! Subi até o Castelo Dorian, de onde se tem uma vista privilegiada. Tirei várias fotos! Almocei em Vernazza. Comi bruschetta mista como entrada (mas a de Campos do Jordão continua sendo imbatível!) e pizza marguerita. Gostoso.



De lá, peguei o trem para a última das cinco vilas chamada Monterosso al Mare. Ela é praticamente só orla e é a que mais se parece com a ideia que nós, brasileiros, temos de praia, pois há uma pequena faixa de areia onde as pessoas colocam suas barracas de praia. Essa é livre e não é preciso alugar um espaço para curtir o sol. Contudo o sol, a essas alturas, já estava muito forte (pelo menos pra mim que não estou acostumada) e achei que era hora de embora.


Peguei o trem em Monterosso e depois de uns 40 minutos estava em Riomaggiore. Passei no mercado para comprar o jantar e fui para o apto pois estava cansada de andar o dia inteiro no sol, ainda mais subindo e descendo penhasco, escada e afins...
Foi bom porque pude ver o maravilhoso pôr do sol aqui da varanda do apto. Uma beleza! E fui arrumar minha mala para ir embora de volta para Milão amanhã, onde vou apenas pernoitar até segunda-feira para poder pegar meu trem de volta à Paris! Ah, Paris! Não vejo a hora de retornar à organização francesa! Estou cansada da Itália.


Estive em 6 regiões italianas e em 9 cidades diferentes (Lombardia- Milão; Vêneto- Veneza; Toscana- Firenze, Lucca e Viareggio; Lazio- Roma, Campania- Napolis e Pompeia ; Ligúria- Cinque Terre), isso porque não estou contando Verona pois só passei duas horas lá e porque estou contando as Cinque Terre apenas como uma cidade, já que fazem parte da mesma comunidade. Acho que depois disso tudo eu pude ter uma boa noção de como é a Itália e posso ter a certeza de que não quero voltar tão cedo. A não ser a Veneza, mas essa é um caso à parte! Veneza é especial demais pra mim e está nos meus planos retornar a ela com o meu amor, porém, tirando Veneza que faz parte de um universo paralelo, não pretendo mais voltar à Itália em breve. A comida é boa; as pessoas são simpáticas; a língua é, relativamente, fácil de entender, mas tudo aqui é parecido demais com o Brasil. Muito desorganizado para o padrão que eu considero como europeu. Gostei da Itália, mas não o suficiente para querer retornar (espero que o leitores desse blog não resolvam me crucificar por dizer isso!) e não vejo a hora de voltar a Paris, onde realmente me sinto na Europa. Vou aproveitar minha longa estadia para conhecer outras cidadezinhas da França e poder ter uma noção maior e melhor do país, pois até agora só conheço Paris, Vernon e Yvoire. Quero aproveitar ao máximo, pois dificilmente farei outra viagem desse tamanho à Europa novamente.


Arrivederci!

7 comentários:

Ivy Gomide disse...

Karlinha minha linda, ninguém vai pressiona-la a nada. Afinal gosto é gosto.Felizmente viu? Estive em Roma, Verona, Firenze, Veneza, S Giminiano, Siena, Maróstica, Bassano e Vasltagna em Janeiro( TUDO NA ITÁLIA). E aviso aos leitores deste fantástico blog( rico em detalhes pois a Karla é muito mais detalhista do que eu..),eu amei Roma, Veneza e San Giminiano. Gostei de Firenze, mas não achei extraordinária. Voltarei lá no proximo ano apenas pra ir a Pisa que não fui...
Veneza querida é realmente um paraiso à parte, mas Roma é história viva, preciso voltar ao Palatino, a fontana di trevi e outros mais...Vou a Verona tbém pra desfazer o mal entendido que vivi por lá... qro rever aquela rua de mármore de carrara ( única da minha viagem, linda!). Vc tem todo direito e liberdade de fazer suas escolhas.Eu acho Paris bonita, mas não a acho tão organizada como vc fala. Querida, quem te diz isto é uma virginiana nata.Como já disse, a única city que não fez minha cabeça foi Madrid.rsrs.. pq é organizada demais! Me senti numa cidade montada a régua, limpa e funcional. C'est la vie... ainda bem que a pessoas não são xerox uma das outras.
Vc está linda nas fotos, esbanja felicidade.

bjs

ilma disse...

Gosto é coisa única. Ainda bem...senão para mim seria uma chatice tudo igual rsrsr Gostei de voce nas fotos.
Bjs de viajante

Anônimo disse...

Não precisa se desculpar por não ter achado a Itália essa cocada toda, estive em Paris em agosto de 2012 e não gostei,achei suja, povo antipático, os museus adorei,mas fora isso foi uma decepção. Em 2013 pretendo ir até a Itália e quem sabe concordar ou não da sua opinião.

Verõnica

Karla Gê disse...

Verônica,
Eu sempre achei que certos lugares eram uma unanimidade entre viajantes, mas depois dessa viagem à Itália, vi que não era bem assim...rsrsrs
beijos

Suely disse...

Karla
Eu adoro a França, amo Paris, só penso em voltar lá. Quero conhecer a Itália, a Fontana de Trevi, Pompéia, Firenze, Veneza, etc...Fui a Yvoire, só que fui de barco, amei. Geneve é legal, mas não voltaria. Adoro Londres, Lisboa, porém Paris pra mim é paixão, não troco por nada.

Karla Gê disse...

Pois é, Suely! Paris tbm é minha paixão! Acho que deu para perceber, né, afinal todas as vezes que vou à Europa PRECISO ir a Paris!!! Amei demais Veneza!!É uma cidade de sonho! E Florença é linda, mas Paris ainda é meu grande amor europeu!! Bem vinda ao clube! rsrs
beijos

Pedro Pereira disse...

Impressionado pela sua paixão pelas viagens e a sua descrição. Adorei!

Powered By Blogger