Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Mudança de Planos


Saudações!

Esses últimos 3 dias têm sido de loucura total! Eu tenho virado noites procurando informações sobre a Bélgica na internet! É que, diante do aumento de casos da gripe suína da Espanha, minha mãe resolveu mudar um dos destinos da viagem. Não vamos mais a Madri, agora iremos á Bélgica!

Isso implica ficar horas na frente desse notebook onde vos escrevo tentando achar dicas de atrações, restaurantes, lojas e passeios não apenas em uma cidade belga, mas em três! É que como a Bélgica é um país pequeno, ficar somente em sua capital -Bruxelas- por uma semana poderia ser meio chato, então resolvemos incluir outras cidades nesse itinerário, são elas: Bruges e Antuérpia.
Contudo o meu grande desafio tem sido encontrar qualquer site oficial de turismo, em português, é claro (ok, em espanhol tá valendo...do jeito que está difícil serve até em francês!) e que contenha mapas e dicas relativamente atuais.

Descobri que a Bélgica, apesar de ser a sede da união Europeia, não é um local muito visitado turisticamente, portanto, encontrar guias em papel sobre suas cidades é tarefa praticamente impossível. Mapa de verdade, então, nem pensar! Tenho que me contentar com os mapinhas do google mesmo e me virar pra tentar visualizar a cidade como um todo a partir de fragmentos cartográficos...vocês podem imaginar que eu, com essa minha incrível noção geográfica e espacial capaz de me perder até no meu banheiro, não estou tendo muito êxito nessa tarefa.

Estou um pouco triste por ter que mudar de planos, não pela Bélgica, pois o país me parece bonito e interessante, mas porque, além de eu não conhecer Madri, todo o meu trabalho de mais de um ano em pesquisas ficou meio sem sentido no momento. É claro que não será um trabalho perdido, visto que, mais cedo ou mais tarde, pretendo visitar a capital espanhola. Outra coisa que me deixa meio chateada é ter apenas 1 mês para pesquisar sobre um outro país. Eu gosto de fazer essas coisas com calma, fuçar blogs, encontrar revistas sobre o assunto, livros que tenham esse tema ( e ter tempo para lê-los), porém a realidade é outra. A viagem já está modificada! A reserva do hotel em Madri foi cancelada e agora eu tenho que correr pra conseguir pesquisar tudo a tempo.

Sei que muitos vão dizer que com um mês de antecedência daria tempo de pesquisar até sobre o mundo, mas sou perfeccionista, gosto de detalhes. Gosto de saber que existe uma lojinha em algumas esquina de algum lugar não-famoso que vende lembrancinhas curiosas daquela localidade. Não quero ir apenas como turista superficial que sabe o básico e se contenta com isso. Quero saber tudo! Quero estudar o suficiente para chegar a um lugar com a sensação de já conhecê-lo mesmo que eu nunca tenha colocado meus pés lá!

É claro que farei o meu melhor e sei que a viagem será ótima, até porque estamos trabalhando para isso, contudo eu sempre quero mais! Eu estou curtindo a ideia de ir a Bélgica, não posso negar, mas acho que vou sentir falta do "calor" do povo espanhol, daquela latinidade que é tão semelhante à nossa gente.
Bruxelas parece ser uma linda cidade, com recantos escondidos e potencial turístico a ser descoberto ainda, mas certamente não tem a força das touradas nem da dança flamenca.
Tenho pouco mais de um mês para descobrir a Bélgica em sua plenitude, me apaixonar por ela e fazer dessa uma das melhores viagens da minha vida, já que será minha primeira vez na Europa e os olhos de primeira vez são únicos! Mesmo que eu volte lá depois, a sensação de pisar no velho continente pela primeira vez não se repetirá jamais, portanto vou tratar de aproveitá-la ao máximo.
A bientôt!
Powered By Blogger