Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 23 de julho de 2009

A impressionante Paris dos impressionistas

Bonjour!

Hoje o dia amanheceu chuvoso em Paris. Refrescou um pouco, mas ainda assim faz calor. O clima aqui é bem seco e não é nada mal ter uma chuvinha de vez em quando para umedecer um pouco...


Saímos cedo em direção ao Museu D'Orsay. Esse museu era uma antiga estação de trem, me lembrou um pouco o museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz, em São Paulo. O D'Orsay foi transformado em museu em 1986 e possui um belíssimo acervo de pinturas impressionistas, desde o pré-impressionista Manet com seu famoso "Dejeuner sur l'herbre"...


...passando pelo "Absinto" de Degas...


... A " Gare Saint-Lazare", de Monet...


..."as banhistas" e "O baile da galette" de Renoir (meu preferido)...





...até o pós-impressionista Van Gogh...


Esse é um museu bem menos famoso que o Louvre e, talvez por isso, estivesse mais vazio e mais organizado, contudo, da mesma forma que só é possível se localizar no Louvre usando um mapa, aqui também se precisa de um. A diferença é que, no balcão de informações, você encontra mapas em 10 línguas, incluindo o português, coisa rara por aqui!! O mesmo não acontece com os áudio-guias, aqueles aparelhos que servem para se ouvir a história dos quadros. Todavia não vimos necessidade de alugar um desses pois eu tinha lido um livro sobre pintura impressionista na véspera da viagem.

Ao sairmos de lá, atravessando pela Pont Royal, que separa o Louvre do D'Orsay, saímos direto no Jardin des Tuilleries, que é um parque e pleno centro da cidade!! As pessoas vão para lá para fazer ginástica, para descansar, passear e, principalmente, para fazer piquenique! Era impressionante a quantidade de pessoas sentadas nas cadeiras desse jardim, acompanhadas de seus filhos, amigos e... sanduíches!
Ali dentro há uma Roda Gigante que tem uma vista belíssima da cidade. O ingresso custa 6 euros, ela dá 5 voltas e você sai de lá querendo mais!




Saindo dali ainda embevecidas com a paisgem, fomos à Orangerie, onde estão "As Nynféias" de Monet. São 8 painéis enormes pintados pelo gênio e que demoraram 8 anos para serem concluídos. Foi a última obra de Monet. Eles realmente impressionam!














A essas alturas já estávamos mortas de fome e fomos almoçar na famosa Brasserie Lipp, no Boulevard Saint-Germain, mas antes passamos em uma das mais famosas confeitarias de Paris chamada "Ladurée", que fica na Rue Bonaparte, 21. Ali estão os "macarrons", que ao contrário do que a gente pode imaginar quando ouve o nome, nada tem a ver com o nosso macarrão ou qualquer outro tipo de massa. "Macarrons" aqui são um confeito doce, uma espécie de suspiro recheado. Há diversos sabores e a cada estação a Ladurée lança um sabor especial. É delicioso!! Crocante e, ao mesmo tempo, macio! Vale a pena! Não conheço nada parecido no Brasil.















Ao virmos para a casa (adoro dizer que moro aqui!) passamos pela Igreja de Saint Sulpice, onde o escritor Victor Hugo se casou. É linda! Aliás, como tudo por aqui!



















Ficamos um pouco em casa até a Zezé, uma amiga que trabalhou com minha mãe e que mora aqui, vir nos visitar. Saímos para jantar aqui bem perto de casa, afinal essa região é coalhada de pequenos restaurantes, bistrôs, creperias e tudo mais onde se pode comer algo gostoso e barato.

A Bientôt!

VIAGEM REALIZADA EM JULHO DE 2009
Powered By Blogger