Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

As fachadas de Buenos Aires

Hola!!

Esses dias em que estive em Buenos Aires descobri que gosto mais de arquitetura do que eu poderia supor! A cada passeio eu parava para observar a beleza dos prédios portenhos! Como são lindas as fachadas! E como são preservadas!
Houve um dia em que eu fui andando do Museu Nacional de Bellas Artes, na Recoleta, até a Plaza del Congresso! Devem ser quase uns 10 quilômetros! Mas os prédios eram tão bonitos que eu não poderia perdê-los dentro de um metrô. Acho que demorei umas 4 horas nesse trajeto, pois a cada esquina eu parava, pegava a máquina e tirava diversas fotos! Fiz esse passeio sozinha e foi, sem dúvida, um dos pontos altos da minha viagem: eu estava ali, em outro país, observando como vivem os locais, observando a cultura deles, a história deles contida naquelas ruas, naquelas fachadas. Eu solitariamente andando pelas calçadas de Buenos Aires nunca me senti tão plena, tão viva! Ia seguindo meu mapa e perguntando aqui e ali se estava no caminho certo, ora a um transeunte, ora a um jornaleiro, ora a um guarda. Era sempre recebida com um largo sorriso e muita boa vontade em explicar quanto ainda faltava até o meu destino.
A capital portenha me recebia de braços abertos e eu, ali inserida, me sentia totalmente em casa! A ponto de achar o caminho semelhante às ruas de Ipanema. Eu tinha a nítida impressão que, a qualquer momento, me depararia com o mar quando eu virasse na próxima esquina! Ao fim da caminhada, já atravessando a 9 de julho, a avenida mais larga do mundo, meus pés começaram a dar sinal de cansaço, mas eu estava tão feliz que ignorava qualquer dor. Eu estava ali, fazendo exatamente aquilo que eu queria fazer e isso já era o bastante para que eu esquecesse qualquer possível infortúnio. Certamente aquele fora o dia mais feliz da minha viagem até aquele momento!










Hasta Luego!

VIAGEM REALIZADA EM JANEIRO DE 2009

Livraria El ateneo

Hola!

Uma das coisas que mais me encantou em Buenos Aires foi, sem dúvida, a quantidade de livrarias espalhadas pela cidade! Dizem que existem mais livrarias na cidade de Buenos Aires que no Brasil inteiro! E, depois de voltar de lá, eu realmente acredito nisso! É impressionante como eles leem! Em todo lugar há um portenho lendo! Pode ser um jornal, um livro, uma revista, mas dificilmente você vai encontrar um portenho sozinho em algum café ou restaurante sem estar acompanhado de uma boa leitura. Fiquei encantada com esse hábito e havia momentos em que eu verdadeiramente me sentia na Europa! É fácil entender porque os argentinos lutam tanto pelos seus direitos depois que a gente observa a cultura deles. Afinal um povo que não lê não pode ser crítico em relação aos seus governantes!
Bem, deixando o assunto da política de lado, esse post é sobre a livraria que mais me encantou naquela cidade! Chama-se EL ATENEO GRAND SPLENDID e fica na calle Santa Fé 1860, na Recoleta. Ela foi um teatro famoso, onde já cantaram vários nomes famosos como Maria Callas, mas depois esse teatro foi transformado em uma livraria e abriga vários títulos desde best-sellers até livros raros! A arquitetura do teatro foi preservada e eu poderia morar lá dentro por uns...6 meses no mínimo!
Essa é a fachada, por fora a gente não dá nada por ele...


...mas, ao entrar, a gente se depara com isso:




O palco foi transformado em um café:

Esse foi meu pedido: Submarino (leite quente com uma barra de chocolate para derreter); alfajor (uma espécie de biscoito/bolo recheado com doce de leite) e uma água.


Nesse dia eu estava super feliz, na livraria El Ateneo, em Buenos Aires:


Hasta Luego!

VIAGEM REALIZADA EM JANEIRO DE 2009
Powered By Blogger