Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Show de Tango no Café Tortoni

Hola, amigos!

Este post é muito especial, pois desde que começei a pensar em ir a Buenos Aires e começei a estudar sobre a cidade me encantei com o Café Tortoni. É o café mais antigo da cidade, fundado em 1858, e por onde já passaram figura ilustres como Einstein, Julio Cortazar, Jorge Luis Borges, Carlos Gardel e até mesmo Sartre já tomou seu cafezinho lá.
Quem conhece o Rio de Janeiro, compara o Tortoni à Confeitaria Colombo, contudo, o Tortoni é , na minha opinião, mais bonito e com mais cara de antigo que a Colombo, mas não posso negar que ambos guardam alguma semelhança.




Quando estive em Buenos Aires fui ao Café Tortoni por duas vezes: a primeira apenas para tomar um submarino (leite quente com uma barra de chocolate derretido) e sentir o clima do lugar. Era maravilhoso estar ali, onde pessoas que eu tanto admiro também já estiveram. Dava pra sentir a aura de filosofia e literatura presentes no ar!
Eu e Filipe, um amigo que conheci no hostel,  fomos naquela noite à Avenida de Mayo, 825 e ao entrarmos naquele café, parecia que estávamos entrando em outro tempo! Tudo ali lembrava o século passado e tive uma sensação estranha de também estar fazendo parte da história daquele lugar. É um tanto difícil explicar com palavras a sensação que tive ao entrar no Tortoni pela primeira vez. Eu estava ali, saboreando um submarino, vendo as pessoas à minha volta conversando em castellano, ouvindo o zum-zum dos garçons, o estalido das louças, e por um momento me transportei ao século XIX e imaginei como eram as reuniões literárias que aconteciam ali. Dava pra sentir o cheiro do café e do cigarro daqueles homens que fizeram a história não apenas da Argentina, mas do mundo!






A segunda vez que fui ao Tortoni foi para assistir a um show de tango. A dança tradicional porteña era ali representada desde a sua origem até os dias atuais. Descobri que o Tango começou como uma luta entre dois homens com faca em punho! Depois é que ele virou uma dança, inicialmente praticada em bordéis e prostíbulos ao som do violino, flauta e violão. No início do século XX o bandoneón substituiu a flauta. No tango há um jogo de sedução onde a mulher seduz o homem. Os passos são sensuais e provocantes. Com o passar do tempo os bordéis começaram a contratar pequenos grupos para mostrar a dança ao público e dizem que foi assim que surgiu o tango como conhecemos hoje.



O show de tango do café Tortoni é um dos mais tradicionais e baratos de Buenos Aires (70 pesos, só o show, sem consumação) e apesar de ser, é claro, voltado para os turistas não tem aquelas interferências quase cinematográficas que outros shows têm, como colocar cavalos em pleno palco. É um show dançado em um palco pequeno com um cantor que interpreta músicas de Gardel e bailarinos que parecem flutuar! Eu fiquei encantada!
A música era forte, o show de luzes e som era perfeito, cadenciado e marcante, como as batidas do coração. A orquestra tocava lindamente e em alguns momentos tive até vontade de chorar de tão emocionada que eu estava.
Quem vai a Buenos Aires pela primeira vez deve ir ao Café Tortoni e mesmo que não queira assistir ali o show de tango, deve ir apenas para sentir a clima de história antiga que a casa exala.
Só um aviso para quem for em janeiro: os churros, tradicionais do lugar, não são servidos nesse mês. Fiquei um pouco desapontada, mas isso, de jeito nenhum, tirou a magia do Café Tortoni!

Hasta Luego!

VIAGEM REALIZADA EM JANEIRO DE 2009
Powered By Blogger