Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 21 de julho de 2009

Enfim, Paris!!



Saudações!

Depois de mais de um ano de planejamentos e sonhos, cá estou eu em Paris!! Depois de mais de 10 horas de avião, estou em solo parisiene. O voo foi ótimo, céu perfeito, sem turbulência. A Air France é uma companhia cara, mas o serviço de bordo é maravilhoso! Cada um tem uma TV (sim, é individual!) com mais de 40 filmes a escolher, entre diversos gêneros, sem falar nos canais de música, séries de TV, informações, clipes musicais e informações sobre o voo. Tudo em uma telinha que deve ter umas 7 polegadas.
Como nosso voo era longo, serviram jantar em um estilo bem francês: com entrada, prato principal, sobremesa e café. Muito bom! Durante o voo podíamos ir até o bar da classe econômica (viu só, não é só a executiva que é privilegiada...) e comer sanduíches, barras de cereal, picolés, amendoins e beber todo tipo de bebida (tinha até champagne!). Ali no bar o pessoal aproveitava para fazer uma social ou ler um pouco, pois era o único lugar do avião que tinha luz, visto que era de noite e as luzes foram apagadas para quem quisesse dormir (se a pessoa se incomodasse com essa pequena luminosidade ainda recebia uma máscara para dormir acompanhada de umas borrachinhas para tampar os ouvidos e ter o sono dos anjos).
Pela manhã, um pouco antes da aterrissagem, serviram um café da manhã com fruta, café com leite, suco, yogurte, pão, queijo, presunto, manteiga e geléia. Delícia!

Chegamos no aeroporto Charles de Gaulle meia hora antes do previsto e ao desembarcarmos, passamos facilmente pela imigração e fomos pegar as bagagens...mas onde??? As escadas indicavam uma espécie de estação onde parava um trem. Estranho...fomos pedir informações (eba! vou usar o meu francês!) e descobrimos que realmente teríamos que pegar aquele trem, pois quem vem do RJ e salta no terminal 2E não pega suas bagagens direto nesse terminal, tem de ir ao outro através do trem. Ufa! Chegamos! E as malas, cadê?
A da minha mãe chegou rápido, mas a minha demorou mais de meia hora e ainda foi para a esteira errada...bem, resolvido isso, saímos e lá estava o David nos esperando!! Que alívio vê-lo ali! Ele nos levou para o apartamento. Pegamos um engarrafamento monumental, pois era segunda-feira, em pleno horário do rush.

Nosso apto fica no Quartier Latin, o quinto arrondissement (distrito) de Paris, uma zona cheia de livrarias e cafés, onde está a famosa universidade Sorbonne.
Paris é linda! Tem prediozinhos bem antigos, super bem conservados e com belas fachadas. Nem preciso dizer que me apaixonei, né?
Nosso apartamento fica em um prédio cuja entrada está entre dois restaurantes de cozinha francesa. Mais parisiense impossível! E nossa rua é super movimentada, cheia de restaurantes, bistrôs e cafés. Uma delicia!!


Depois de desfazermos as malas fomos dar uma volta. Primeira providência: ir a um supermercado abastecer a despensa. A menos de 300 metros existe um "monoprix" que é uma rede de mercados bem famosa aqui por ter preços baixos. Despensa abastecida, era hora de passear por Paris! Meu sonho era ver a Igreja de Notre Dame de perto! Desde que li "O corcunda de Notre Dame" que sou apaixonada por esse lugar! Fomos caminhando (para o lado errado, claro! Eu e meu incrível senso de direção)! E quando vimos estávamos diante da Sorbonne, com sua linda fachada. É, se perder em Paris tem lá suas vantagens...Nos demos conta de que estávamos indo para o caminho oposto, então mudamos de direção. Fomos andando, andando, andando e de repente...


... lá estava ela! Com toda sua majestosa imponência!! Linda, linda, linda!! Só a fachada já vale uma boa meia hora de observação. Sentamos ali e ficamos contemplando toda aquela imensa beleza.
Entramos! A entrada só da igreja é gratuita, só se paga para ver o tesouro e a cripta. E, claro, para subir os 387 degraus e ver a vista junto com os gárgulas lá de cima. Não fomos. Estávamos cansadas demais e só vimos o interior da igreja. Contudo ele é tão lindo que ficamos lá mais de uma hora, só reparando nos detalhes dos vitrais, dos lustres, da arquitetura interna e da rosácea!



Saí de lá feliz! Um sonho realizado!
Fomos passear pela beira do Sena e ver os bouquinistes (é a versão parisiense dos camelôs), onde vimos miniaturas de torre eiffel, miniaturas de notre dame, miniaturas de gárgulas, enfim, era Paris em miniatura ao alcance das mãos! Tudo relativamente barato se pensarmos em termos de euros...
Terminamos o dia comprando um crepe de queijo e presunto na esquina da nossa rua e vindo comer em casa. Depois, banho e cama!! Até o dia seguinte onde teríamos um longo dia pela frente...

A Bientôt!

VIAGEM REALIZADA EM JULHO DE 2009
Powered By Blogger