Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 13 de julho de 2008

Queda da Bastilha



Saudações!

Amanhã é 14 de julho,dia em que se comemora a queda da Bastilha em Paris. Esse é o marco oficial do início da Revolução Francesa, que mudou profundamente não só a história da França, como também de todo o mundo ocidental.

A Bastilha era uma prisão para onde eram mandados aqueles que eram contra o governo,mas em 1789 ela tinha apenas 7 presos e já não era mais temida pela população. Sua derrubada foi, na verdade, uma forma de simbolizar a insatisfação com o Regime Absolutista da época. Sua queda simboliza também a entrada das classes populares na luta contra os privilégios da nobreza e do clero. É a partir desse momento que o povo passa realmente a acreditar e a pregar o ideal iluminista de "liberdade, igualdade e fraternidade".
Hoje, do local onde ficava a Bastilha, resta apenas o perímetro da antiga fortaleza traçado no asfalto e dos ideias da Revolução Francesa resta apenas o sonho utópico de que um dia haja liberdade e fraternidade em um mundo em que todos possam se sentir iguais perante a lei.
A bientôt!
Powered By Blogger