Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Paris é minha segunda Veneza



Bonjour, amigos!

Como é bom estar de volta a Paris depois de quase um mês na Itália, mas antes de falar sobre a cidade-luz, vou fazer uma avaliação do que foram esses meus dias na terra da pizza.

Quando eu estava lá em Riomaggiore, comecei a me perguntar o que eu tinha ido fazer ali naquelas cidades de praia? Justo eu que detesto sol e calor! Acho que fiquei encantada com as revistas de turismo que mostravam belíssimas paisagens de Cinque Terre e diziam que aquilo ali era o paraíso. Mas, sinceramente, para quem tem o Rio de Janeiro como referência, aquilo ali é comum. O mar é bonito, o sol queima sem clemência, o céu é muito azul e o pôr do sol era realmente lindo, mas não era nada que eu não pudesse ver na minha cidade.
Aliás, desde Roma que vinha me sentindo meio iludida. Achei que encontraria, na cidade eterna, um museu a céu aberto. Realmente ele estava lá, no entanto, sem nenhuma placa para explicar o que era o quê. Só ver um monte de ruína, para mim, não interessa, quero saber o que foi aquilo para poder imaginar como era antigamente. Eu não precisava de uma aula sobre o lugar, apenas uma placa dizendo: “Túmulo de Adriano”; “Circo Massimo”; “Arco de Tito”, essas coisas...
Achei um absurdo que Roma, com tantos anos de história, parece não dar valor a seus visitantes e não há nenhuma preocupação em fazê-los entender sua história. E, mesmo estudando antes como eu fiz (quem me conhece sabe o quanto estudo antes de viajar!), havia lugares em que eu ficava sem saber o que era. É claro que isso me deixou estupefata, sendo Roma a cidade com a importância histórica que é e eu queria muito ter podido curti-la com o amor com que estudei sobre ela.

Percebi que essa falta de informação na Itália vai piorando à medida que se chega mais ao sul. Em Milão havia alguns folhetos explicativos em alguns lugares e uns cartazes também. Em Veneza os museus e Igrejas oferecem um papel plastificado na língua que você escolher (menos português, mas espanhol e italiano já me serviam bem) que é preciso devolver no final. Não se leva o folheto para casa, mas ao menos, existe explicação! Em Firenze a coisa começa a complicar. Alguns lugares têm placa, outros têm cartazes, outros têm folheto (só em inglês e italiano) e alguns poucos não têm nada. Em Roma é o caos que já expliquei. Fico imaginando como não deve ser a Sicília, que é no sul da Itália. Realmente italianos e brasileiros têm muito em comum...

No fundo, depois de tanto tempo nesse país, me senti um pouco triste, pois achei que iria amar a Itália e iria querer voltar muitas e muitas vezes, contudo, com exceção de Veneza que eu realmente amei, as outras cidades italianas não me cativaram. Pelo menos não o suficiente para querer voltar. Até Bruxelas me encantou mais que as cidades italianas.
Entretanto acho que foi muito bom eu ter podido fazer essa viagem sozinha e ter podido conhecer tão bem um país a cerca do qual todos têm tanta fantasia. Não me arrependo de ter escolhido a Itália em vez da Espanha (eram as minhas opções quando planejei a viagem). Gostei de muita coisa que vi. Respirei muita história e muita arte! Vi obras belíssimas, construções antiquíssimas e muita coisa que não teria visto fora da Itália!
Essa oportunidade de viajar por tanto tempo para tão longe é única na minha vida. Não sei quando terei outra chance de voltar ao velho mundo por tantos dias. E passar um mês na Itália me trouxe uma bagagem e uma experiência valiosíssimas! Aprendi a me adaptar em circunstâncias que não achei que viveria um dia, a me comunicar em um idioma que não domino (no fim estava até conversando com uma senhorinha na estação que resolveu me contar a vida dela!). Voltei mais plena e mais segura. Certamente voltei uma pessoa melhor!

Porém, chegar em Paris é como chegar no paraíso! Pelo menos no meu ideal de paraíso! Onde há limpeza, organização e onde há informação de tudo! Veneza é um universo paralelo, para onde quero retornar com meu amor, mas não moraria lá jamais! Já Paris é uma cidade do jeito que eu gosto, com cultura para todo lado, muita coisa gratuita e placas....muitas placas informando até o que a gente nem quer saber! Aqui eu moraria, sem dúvidas (não fosse ela tão longe da minha família e dos meus amigos)! Aqui eu me sinto na Europa! Gosto de Paris e gosto de lugares arrumados e certinhos(vai ver é minha parte alemã gritando!). Sou assim. Tenho uma amiga que disse que jamais moraria em Madri por ser certinha demais...acho que vou amar Madri, justamente por isso! A Itália foi um belo país, mas para eu ir somente uma vez, já à França quero voltar sempre que puder!

A bientôt!

VIAGEM REALIZADA EM AGOSTO/SETEMBRO DE 2010

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi minha linda, você diz que esta viagem a tornou uma pessoa melhor, mas garanto que vc já é um ser humano especial e creio mesmo que não só para mim, que sou sua "mãe coruja", como também para algumas pessoas que a conhece.
Entendo o seu amor por Paris, porque também é o meu. Passei a vida toda querendo conhecer Paris e a verdade é que mesmo gostando de outras cidades européias, Paris sempre foi a minha preferida, aquela prá onde quero voltar sempre que puder.
Beijos e saudades

Anônimo disse...

Oi Karla. Acompanhei todos os seus posts e gostei muitíssimo. Sobre a Itália, estava muito curiosa para saber sua opinião. A Itália foi o primeiro país que me chamou a atenção, quando eu era ainda garota (por causa das histórias do Império Romano rsrsrsrs). Depois, a Áustria se tornou me grande sonho, felizmente já realizado. Não me decepcionei com seus relatos sobre Roma pois já tinha ouvido histórias parecidas. Apesar disso, ainda quero ir a Assis, a Verona e a Florença (e a Veneza, é claro). Quanto a Roma, com seu Coliseu e seus Arcos, considero suficiente ter conhecido as arenas de Nime, o Teatro de Orange (maravilhoso) e o Pont du Gard, todos no sul da França, onde a herança romana está presente em sua grandeza. Parabéns pela viagem e pelas ótimas descrições que fazem a gente aceitar seu convite e "viajar com Vc".
Beijos
Marilda

Ivy Gomide disse...

".........Tenho uma amiga que disse que jamais moraria em Madri por ser certinha demais...acho que vou amar Madri, justamente por isso!.........."

Acho q vc não vai gostar de Madrid, não! Ela foi cortada na régua sim, mas lá é tudo igual!
E o Prado ( que é um prédio bonito), vive passeado no RJ, as duas hs q rodei nele, vi tudo q já tinha visto aqui. E nisso perdi o Reina Sofia...
Sem problemas, acho q vc vai amar Toledo. Nossa toledo é um sonho e por ficar a 40 min de AVE de Madrid, já compensa. Só voltarei um dia a Madrid pra poder ir a Toledo..e Segóvia...e Ávila... pq em 2011 eu darei um pulinho na linda e aconchegante e charmosa Barcelona com seu fantástico e estupendo Gaudi. Aloás em Barça tem um museu do Picasso.
Qto a Paris, sim é linda mesmo, tanto qto Venezia.

bjim

Powered By Blogger