Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

As maravilhas de se ir a Punta del Este fora de temporada

Hola, amigos!

Acordamos cedo no domingo. Famintas, pois nossa última refeição havia acontecido mais de 12 horas antes, ainda no avião. O café da manhã do hotel é excelente, enorme variedade de pães, bolos, frutas e cereais. Adoramos! 
Como teríamos um city tour às 14 h, já incluso no pacote, pela manhã fomos apenas ao Punta Shopping para trocar dinheiro (obs.: A casa de câmbio abre aos domingos e tem ótima cotação!). Passamos em algumas lojinhas, passeamos muito e fomos almoçar a famosa carne uruguaia. Deliciosa! Tão boa quanto sua concorrente portenha! Derrete na boca!


O shopping fica a mais ou menos um quilômetro do hotel, por isso fomos e voltamos à pé, apesar do frio de rachar que estava fazendo. Na verdade, nem estava mesmo tão frio, mas o vento que vem da praia é cortante! Ainda bem que trouxemos roupas adequadas!
As 14 h o city tour da empresa "AGT Tour" chegou para nos buscar no saguão do hotel. Passeamos pelas praias de Punta, pelo cassino Conrad e chegamos no farol que fica em frente à Igreja de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade. Tudo muito bonitinho.




Descobrimos que Punta é uma cidade extremamente segura, onde não há pobreza nem periferia, onde as ruas são limpas e policiadas e cuja estrutura é preparada para atender a até 1 milhão e meio de turistas por dia sem que falte nada. Essa é mais ou menos a quantidade de pessoas que circula por aqui no verão. Depois fomos até a Playa Brava (tem esse nome pois é banhada pelo Atlântico, já a Playa Mansa, do outro lado, é banhada pelo Rio da Prata) onde está a escultura “La Mano” de um escultor chileno. Segundo o artista, a mão mostra o homem barrando a poluição e protegendo a natureza e os 5 dedos seriam os 5 sentidos do ser humano. É uma escultura estranha, mas, de certa forma, bonita.


Dali fomos até os bairros famosos de Punta para conhecer os casarões de pessoas famosas, inclusive brasileiros ( a casa mais cara é do brasileiro dono da Grandene, aliás, a família dele toda tem casa lá!). Depois o guia nos levou a uma loja que vendia lindos xales de lã, mas eram muito caros para meu bolso, então fotografei as esculturas de dinossauros que enfeitavam o ateliê.
De lá fomos a uma lojinha de artesanato para irmos ao banheiro e beber água, além de podermos comprar algumas lembranças, o que não foi meu caso. O lugar era uma gracinha, então aproveitei para tirar muitas fotos!

Dali fomos ao lugar mais esperado para mim e para minha amiga: o Museu-casa Pueblo. É a casa e ateliê de Carlos Paez Vilaró, um pintor e escultor uruguaio que construiu sua casa como se fosse uma obra de arte. Linda! Lembra uma mistura de casas gregas e o estilo modernista de Gaudí. Demorou 36 anos para ficar pronta e há várias obras do artista expostas, além de obras de Picasso e Dalí que eram seus amigos.


Descobri que Vinícius de Moraes, também amigo de Vilaró, compôs aqui aquela famosa canção “A casa” quando ela ainda estava em construção. A música que diz:
“Era uma casa muito engraçada
não tinha teto, não tinha nada,
ninguém podia entrar nela, não,
porque na casa não tinha chão...”

O que eu não sabia era que o fim da música havia sido trocado. Ela não termina como conhecemos:
“mas era feita com muito esmero
na rua dos bobos, número zero”

Isso veio depois, o original é:
“mas era feita de pororó,
era a casa de Vilaró”




Apesar de eu não ser muito fã de Vinícius, achei bonitinho. De fato a casa é encantadora e hoje já tem teto e chão (ainda bem, pois quando chegamos estava chovendo) e cada escultura linda! Há uma lojinha lá dentro, mas tudo é caro demais. A entrada custa 120 pesos uruguaios (12 reais) e podemos fotografar tudo, inclusive com flash! Pena que o dia estava feio, pois fiquei sabendo que ali tem um dos pores de sol mais lindos da cidade!

De lá, o ônibus nos deixou no shopping de Punta pois queríamos comprar algo para comer no mercado e trocar mais um pouco de dinheiro. Adoramos o city tour que durou quase 5 horas! O guia era excelente e eu bem sei que isso faz toda a diferença (é só ler meu post sobre Brugges na Bélgica para constatar essa verdade).
O dia foi ótimo, apesar do frio e da chuvinha fina que aparecia de vez em quando, mas foi tudo muito divertido e fomos exatamente nos lugares que planejamos! Gostamos desse pacote de compra coletiva. Foi barato e valeu muito a pena ter conhecido Punta del Este, um lugar para onde eu dificilmente iria se não fosse dessa forma!

Hasta Luego!

VIAGEM REALIZADA EM SETEMBRO DE 2011

Nenhum comentário:

Powered By Blogger