Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mais uma dose? É claro que eu tou afim!

Olá, amigos!

Falta pouco mais de 1 mês para eu iniciar minha big trip e estou aqui terminando os planejamentos e preparativos...tantas leituras, tantas anotações, tantas dicas...e eu tendo que resumir tudo em um caderninho para levar. Tarefa difícil! Decidi que vou levar apenas (?) três guias de viagem: um de Paris, que é a cidade em que passarei mais tempo; um de Veneza, que a segunda cidade em que passarei mais tempo e um de Roma, que a cidade com mais atrações para serem vistas por metro quadrado e preciso de um guia para, literalmente, não me perder em meio a tantos monumentos!
Contudo, as outras cidades por onde passarei também tem lá suas especificidades, suas atrações, museus, monumentos, praças, igrejas e restaurantes e fiz um resuminho ( um resumão!) de "o que fazer" em cada uma delas. Com detalhes.

Fiquei lendo alguns depoimentos de pessoas que viajaram para os mesmos lugares que pretendo ir e vi que a maioria não faz esse tipo de planejamento tão detalhado. Grande parte das pessoas escolhe o destino e, ao chegar nele, passa no posto de informações turísticas, pega um mapa, um guias das principais atrações e vai...na fé!
Acho todo esse desprendimento até bonito, mas não consigo ser assim! Preciso planejar meu roteiro dia a dia! Saber o que abre em que dia da semana, até que horas fica aberto, qual o metrô mais próximo e em que restaurante vale a pena comer. É bem verdade que, geralmente, só sigo metade do meu roteiro a risca. A outra metade acaba ficando de lado em meio às descobertas do momento, mas acho que justamente é essa a melhor parte, porque, ao fazer um roteiro, posso me dar ao luxo de não segui-lo se eu não quiser! Certamente se eu não o fizesse, me sentiria perdida.
Sei que sou uma pessoa metódica. Mais do que eu gostaria, contudo, é só assim que me sinto segura para enfrentar 2 meses em países nos quais não domino completamente a língua e pouco conheço dos hábitos e costumes.
Não faço aquele estilo "turistão convencional" que vai no meio de uma excursão nem se sabe para onde e depois não sabe nem de onde são as fotos que tirou...gosto de estudar sobre os locais, saber sua história, acredito que, desse modo, conseguirei aproveitar melhor o pouco tempo que terei ali. Mas também não tenho dentro de mim aquele estilo aventureiro dos mochileiros, que vai com a cara e a coragem sem planejar nada, ao sabor do vento...
Talvez eu esteja no meio do caminho entre esses dois estilos de viajantes...de qualquer maneira, como eu costumo dizer, fui picada pelo mosquito da viagem e agora não consigo mais imaginar minha vida sem planejar, ao menos, uma viagem por ano! Quem se habilita a ir comigo?

Até breve!

3 comentários:

Blower's Daughter disse...

Karlinha!!!

Eu adoroooo os seus planejamentos, hehe! Pq eu me delicio com eles, é mto gostoso ler seu blog, ver a sua expectativa para viajar, eu acabo ficando ansiosa junto aqui, hehehe. Eu ainda não tenho a possibilidade de viajar pelo mundo, mas me sinto transportada para os lugares através das suas palavras, então é como se eu fizesse parte da sua viagem de alguma forma. Mal posso esperar pra vc chegar na Europa e postar td sobre a viagem, ainda mais essa que será de dois meses, que tudooo! Já estou imaginando os inúmeros posts riquíssimos de cultura, beleza, aventura... ai, vai ser incrível!!!
Ah, eu estava lendo o post sobre Verona tb, menina, que maravilha que vai ser assistir à ópera naquele lugar!!! Já fiquei fascinada só de imaginar, hehe!

Bjokinhaaas!^^
Saudades!!!

André Alécio disse...

gostei do post e do blog em geral, vou acompanhar com frequencia

abraços

Luciana Ribeiro disse...

Nossa Karla!! Estou impressionada. Como me identifico com vc. Penso igualzinho a você. Peço licença para "fazer minhas as suas palavras" sem mudar uma vírgula. Agora, o curioso é que não sou uma pessoa metódica, mas em se tratando de viagem tenho me mostrado uma pessoa extremamente organizada. Acho que tem que ser exatamente como vc descreveu. Veja, minha viagem só deve ocorrer em julho do ano que vem (assim espero), mas tenho pesquisado, estudado, já fiz o roteiro, já sei até a quantidade de trens q terei q tomar e o tempo entre um lugar e outro. E tenho anotado todas as atrações de cada local, quando chegar mais próximo terei de decidir com dor no coração o que será possível ver. Ah, detalhe, a pesquisa está intensa, mas ainda não tenho nenhum euro para viajar....rss....mas isto é só um detalhe.

Powered By Blogger