Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Louvre e Museu Rodin

Bonjour!!

Hoje o dia em Paris estava lindo! Céu azul e sol. Os termômetros marcavam 31 graus! Hoje foi o dia dedicado ao Louvre. Saímos cedo, passamos pela Pont neuf (que, apesar do nome, é a ponte mais antiga de Paris) e nos encaminhamos ao Museu do Louvre. Eu tinha lido que a melhor entrada era pela Porte de Lyons, depois da confusão dos turistas em excursão na entrada da pirâmide...é a última entrada, um tanto longe, mas realmente muito vazia! Foi fácil de entrar pois já tínhamos o passe (esqueci de dizer que o compramos ontem na biheteria do Arco do Triunfo) e não enfrentamos fila alguma!


O Louvre é gigantesco!O maior museu do planeta! Tem 3 alas (Denon, Richelieu e Sully) e só é possível andar dentro dele seguindo um mapa que se pega gratuitamente na entrada. Ali estão todas as salas e a localização das principais obras.
Como pretendemos voltar lá uma outra vez, hoje fizemos um circuito bem blockbuster, tentando ver as obras mais famosas.
A nossa entrada dava em uma salinha antes do museu. Lá havia uma exposição de artes da Árica, Ásia, Oceania e Américas. Subindo de elevador para o segundo andar, saímos na ala Denon, bem na parte das pinturas italianas. O primeiro quadro que fomos ver foi, talvez, o mais famoso de todo o museu: La Joconde (também conhecida como Monalisa)! A despeito de tudo o que dizem, eu achei o quadro lindo! E bem maior do que eu esperava. Eu sabia que era um quadro pequeno, pois foi o primeiro quadro a ser pintado para ser pendurado a parede, como quadro mesmo e não como painel, o que era mais comum na época do Renascimento. Ele pertenceu a Napoleão e para conseguir uma foto com ela ao fundo é preciso muita determinação e um tanto de sorte, pois há mais de 200 pessoas se acotovelando em volta dela com as mesmas intenções que você.


Dali fomos em frente até encontrar a minha escultura preferida de todo o Louvre: A Vitória de Samotrácia, uma peça encontrada em 1863 na cidade que lhe deu o nome. Supõe-se que ela date de 190 a.c. É lindíssima!


Descendo a escada a esquerda e indo direto até o fim, encontramos outra escultura grega do ano 100a.c. e que se tornou símbolo da arte clássica: A Venus de Milo


Ainda no campo das esculturas encontramos Eros e Psiquê, feita por Antonio Canova entre 1787 e 1793.


Passamos por outras esculturas lindas e fomos ver algumas pinturas famosas como "A coroação de Napoleão"( Jacques-Louis David); "A liberdade guiando o povo"(Delacroix); "A grande Odalisca" (Jean-Augusto-Dominique Ingres) e "A balsa da Medusa" (Theodore Gëricault)








Saímos do Louvre pela pirâmide, onde está a maior loja de souvenirs. Cada coisa linda! Dava vontade de levar tudo! Saímos de lá cansadas de tanto andar (e também de nos perder) pelos enormes corredores daquele museu que um dia foi um palácio, mas com a sensação de que nem que fôssemos ao Louvre todos os dias dessas duas semanas, conseguiríamos ver tudo!
De lá pegamos o metrô para o museu Rodin. Entramos sem enfrentar fila por causa do passe e começamos pelo primeiro andar da casa onde ele morou. Há belas esculturas como as famosas "O pensador" e "O beijo", mas o museu em si me decepcionou um pouco...achei que havia pouca variedade de esculturas...




...o jardim é uma atração à parte! Há uma réplica do Pensador em tamanho maior que o original e a famosa "Porta do Inferno", além de uma bela vista para Les Invalides (onde está o túmulo de Napoleão).





Saímos de lá e resolvemos passar no Cafe de Flore, um café parisiense que Sartre e Simone de Bouvoir frequentavam e onde eles escreveram partes de suas obras filosóficas. Sentamos para almoçar e eu comi um típico omelete francês delicioso!



Hoje foi essa a minha viagem...amanhã tem mais!
A bientôt!

VIAGEM REALIZADA EM JULHO DE 2009

3 comentários:

Blower's Daughter disse...

Ai, o Louvreeee! Acho que pra poder ver tudo, só morando aí mesmo e ir todo dia durante um booom tempo, hahahaha! Mas mesmo que se veja um pouquinho do Louvre, deve valer a pena pela vida inteiraaaa! Só de ver a Monalisa já bastaria pra mim! Tá, bastar mesmo não bastaria, mas que já me deixaria mto feliz, isso sim, hehehehe. E o quadro do Delacroix eu amooo!!!
Que lindooo jardim do museu Rodin!!! Encantador!
Ok, agora eu surtei de novo, vc foi no Cafe onde o Sartre e a Simone de Beauvoir frequentavam! Morri! Hahaha! Eu amo a Simone! Ah, eu não gosto de omelete, mas esse aí eu comeria com gosto, hahahaha!
Gente, essa viagem tá uma delíciaaaa!!! Paris respira história e cultura!!! É mágico isso!
Ansiosa pelo próximo post!!!
Bjokaaaas!

Michael Ginobili disse...

Acompanhado esta sua nova aventura mundo afora, você esta me fazendo Karla ter saudades de tempos que não voltam mais!
Visitei paris há Três anos, quando fiquei na casa de um tio meu durante 7 meses.
Detalhe (este tio mora em Portugal), e foi a trabalho a paris, tive a sorte de acompanhar ele nesta viagem, e foi assim que conheci esta cidade maravilhosa.
Como foi de carona e meu tio só ia ficar na cidade por 3 dias, fiz igual a você, procurei conhecer os pontos turísticos mais famosos, o mais rápido possível.
Pelo que estou vendo nas fotos, você esta aproveitando o melhor que a cidade pode oferecer.
Então aproveite cada dia mais.
Parabéns pelo texto, esta a cada dia melhor

Renatinha disse...

Oi Karla! Meu nome é Renata, moro em congonhas, Minas e viajarei sexta-feira para Dublin, onde mora atualmente meu irmão mais novo e de lá vamos a Paris. Seu blog foi de grande vaia para mim, suas dicas são muito boas, obrigada e desculpe a intromissão...

Powered By Blogger