Saudações!!
Ando lendo muito sobre viagens, ultimamente, e tenho notado que, de uns tempos pra cá, mais e mais brasileiros têm se rendido àquilo que já era tão comum em locais como Europa e América do Norte: o ano sabático!
Descobri o que era isso ao ler o livro " Guia Fuja por um ano", publicado pela Folha. E, de repente, em todos os blogs que eu acompanho, começaram a aparecer depoimentos de pessoas que fizeram ou sonhavam em fazer esse tal ano sabático.
Explico: O ano sabático é um tempo que a pessoa tira para si mesma. Para aprender, descobrir novas culturas, novas possibilidades de ver o mundo, enfim, é um tempo tirado para que a pessoa possa conhecer melhor a si mesma. O nome vem de shabbat e está lá no velho testamento como um ano de descanso depois de 6 anos semeando os campos, podando e colhendo. Esse tal sabático é uma espécie de parada nos trabalhos rotineiros, uma pausa. Os judeus ortodoxos também guardam essa tradição, descansando no sétimo dia da semana.
O nome foi incorporado pelos viajantes para se referir àquele tempo em que se passa viajando com essa intenção de descansar de tudo, de todos ou de si mesmo. Claro que "ano" não precisa ser aquele período de 12 meses, pode ser apenas um tempo de 20 dias, 2 meses, 6 meses ou mais.
Há pessoas que tiram esse tempo para estudar outra língua, para trabalhar em outro país, para mochilar pelo mundo desbravando novos lugares, para conhecer aqueles lugares que sempre sonhou, enfim..cada um tem um motivo próprio, pessoal e intransferível para tirar seu sabático. Em geral o tempo do sabático depende de alguns fatores como dinheiro e comprometimento com o trabalho. Se você é uma pessoa que não tem vínculo empregatício e juntou alguma grana pode se dar ao luxo de fazer o sabático por quanto tempo o dinheiro durar, mas se você é como eu, que tem um emprego público e não vai ficar largando tudo em tempos de crise, tem que adaptar seu sabático ao tempo disponível das férias ou a possíveis licenças remuneradas.
Leio dois blogs de pessoas que estão em pleno sabático: a Mari Campos do blog Pelo mundo (http://pelo-mundo.blogspot.com/) e que também escreve no blog da Viagem e Turismo Saia pelo Mundo (http://viajeaqui.abril.com.br/blog/saia-pelo-mundo.shtml). Ali ela conta como está seu ano sabático pela Europa. No momento ela está aproveitando a dolce vita na Itália. Com ela aprendi muito sobre períodos sabáticos.
Há também o blog De Mochila da Cecília Gontijo (http://viajeaqui.abril.com.br/blog/de-mochila.shtml) que tirou um ano para mochilar pelo mundo.
Além desses, há inúmeros blogs que já li falando sobre esses períodos que as pessoas tiram, principalmente, para aprenderem a conviver consigo mesmas e a descobrirem em si coisas que jamais imaginariam. O mestre Ricardo Freire do Viaje na viagem (http://www.viajenaviagem.com/) também teve seu período sabático na Europa ano passado.
E eu, como qualquer mortal, também sonho com o meu. Contudo dependo de alguns fatores externos que limitam não apenas meu tempo, mas também o dinheiro que poderei levar...
Ainda não defini 100% quando será meu período sabático, nem para onde irei, mas tenho feito planos, lido livros, blogs, revistas. Estou me planejando e começo a acreditar que já estou mais informada que muito guia de turismo por aí...como sou perfeccionista, acabo levando muito a sério as pesquisas sobre os lugares para os quais pretendo ir e vou fundo nelas!
Minhas dúvidas são sempre sanadas pelos blogueiros que já viveram esse momento em suas vidas e estão sempre dispostos a compartilhar essas experiências com os marinheiros de primeira viagem, como eu.
Depois de passar duas semanas em Buenos Aires sozinha, estudando espanhol, hospedada em um albergue e aproveitando cada pedacinho daquela cidade, voltei outra pessoa, com novos valores e novas prioridades, portanto, começo a acreditar que depois de um sabático, dure ele o tempo que durar, voltarei mais madura e, no mínimo, com muitas histórias divertidas pra contar!
A Bientôt!
Imagine este blog como um laboratório de química: são muitas informações, sendo algumas conflitantes, algumas explosivas, algumas sem efeito, mas que no fim, acabam se transformando em um fantástico experimento! Viajar foi, sem dúvida, o melhor experimento da minha vida!
Sobre mim
Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.
5 comentários:
pra fazer um sabatico, seja qual for a duracao, basta planejamento e muita disciplina e empenho na hora de economizar o dindim para a jornada. E o resultado eh sempre maravilhoso! :-)
Belo texto, mais uma vez vc me supreende de modo positivamente com seu texto semana.
parabens e sucesso sempre.
Oi, Karla!
É a primeira vez que leio seu blog!
Ainda n tive a oportunidade de realizar meu ano sabático. É difícil se dar a esse luxo qdo se tem obrigações de 'gente grande'. Mas de sonho em sonho a gente chega lá! :)
Sorte para nossos sonhos sabáticos!
Daniela,
Como bem disse a Mari Campos aí em cima, pra realizar um sabático, basta planejamento e empenho pra economizar dim-dim. Mesmo q demore, o sabático pode ser realizado por qqr pessoa, é só colocar isso como prioridade.
Obrigada por ler meu blog! Continue comentando!
beijo gde
*-* oiee...
estou visitando blogs..
é o viajar é luxo.. mas que nun ker ter um sabatico em.. eu kero !! quem sabe um dia !!
sonhos tbm viram realidade com desempenho e vontade !!
bjos =*
Postar um comentário