Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Show de Tango no Café Tortoni

Hola, amigos!

Este post é muito especial, pois desde que começei a pensar em ir a Buenos Aires e começei a estudar sobre a cidade me encantei com o Café Tortoni. É o café mais antigo da cidade, fundado em 1858, e por onde já passaram figura ilustres como Einstein, Julio Cortazar, Jorge Luis Borges, Carlos Gardel e até mesmo Sartre já tomou seu cafezinho lá.
Quem conhece o Rio de Janeiro, compara o Tortoni à Confeitaria Colombo, contudo, o Tortoni é , na minha opinião, mais bonito e com mais cara de antigo que a Colombo, mas não posso negar que ambos guardam alguma semelhança.




Quando estive em Buenos Aires fui ao Café Tortoni por duas vezes: a primeira apenas para tomar um submarino (leite quente com uma barra de chocolate derretido) e sentir o clima do lugar. Era maravilhoso estar ali, onde pessoas que eu tanto admiro também já estiveram. Dava pra sentir a aura de filosofia e literatura presentes no ar!
Eu e Filipe, um amigo que conheci no hostel,  fomos naquela noite à Avenida de Mayo, 825 e ao entrarmos naquele café, parecia que estávamos entrando em outro tempo! Tudo ali lembrava o século passado e tive uma sensação estranha de também estar fazendo parte da história daquele lugar. É um tanto difícil explicar com palavras a sensação que tive ao entrar no Tortoni pela primeira vez. Eu estava ali, saboreando um submarino, vendo as pessoas à minha volta conversando em castellano, ouvindo o zum-zum dos garçons, o estalido das louças, e por um momento me transportei ao século XIX e imaginei como eram as reuniões literárias que aconteciam ali. Dava pra sentir o cheiro do café e do cigarro daqueles homens que fizeram a história não apenas da Argentina, mas do mundo!






A segunda vez que fui ao Tortoni foi para assistir a um show de tango. A dança tradicional porteña era ali representada desde a sua origem até os dias atuais. Descobri que o Tango começou como uma luta entre dois homens com faca em punho! Depois é que ele virou uma dança, inicialmente praticada em bordéis e prostíbulos ao som do violino, flauta e violão. No início do século XX o bandoneón substituiu a flauta. No tango há um jogo de sedução onde a mulher seduz o homem. Os passos são sensuais e provocantes. Com o passar do tempo os bordéis começaram a contratar pequenos grupos para mostrar a dança ao público e dizem que foi assim que surgiu o tango como conhecemos hoje.



O show de tango do café Tortoni é um dos mais tradicionais e baratos de Buenos Aires (70 pesos, só o show, sem consumação) e apesar de ser, é claro, voltado para os turistas não tem aquelas interferências quase cinematográficas que outros shows têm, como colocar cavalos em pleno palco. É um show dançado em um palco pequeno com um cantor que interpreta músicas de Gardel e bailarinos que parecem flutuar! Eu fiquei encantada!
A música era forte, o show de luzes e som era perfeito, cadenciado e marcante, como as batidas do coração. A orquestra tocava lindamente e em alguns momentos tive até vontade de chorar de tão emocionada que eu estava.
Quem vai a Buenos Aires pela primeira vez deve ir ao Café Tortoni e mesmo que não queira assistir ali o show de tango, deve ir apenas para sentir a clima de história antiga que a casa exala.
Só um aviso para quem for em janeiro: os churros, tradicionais do lugar, não são servidos nesse mês. Fiquei um pouco desapontada, mas isso, de jeito nenhum, tirou a magia do Café Tortoni!

Hasta Luego!

VIAGEM REALIZADA EM JANEIRO DE 2009

5 comentários:

Ana disse...

Oi Karla! já te vi (!) no Conexão Paris, mas só hoje vim ao seu blog, por sinal adorei!Como PAris está só nos planos, vou para Bs As em outubro.Devo reservar o Show do Café Tortoni?Mais alguma dica?Grata, Ana.

Cris Vilanova disse...

Olá Karla, adorei a dica do Tango do Café Tortoni, com o preço muito mais honesto do que de qualquer outro lugar de Bs As.
A minha pergunta é: a qual show de tango de Café Tortoni vc foi, quem interpretou? Porque eles tem uma programação especial para cada dia do mês. Gostaria de acertar na escolha, já que estou indo pra lá no final do mês.
Aguardo sua dica!
Beyjokhas!
Cris

deisoca disse...

Legal! Acho que esse ano finalmente conseguirei dar uma passadinha aí!

Anônimo disse...

Estou tentando descobrir os preços para shows de tango e saber se devo comprar isso ainda no Brasil, via site. Além, é claro, saber sobre qual deles tem o melhor "custo x benefício" ... Robson Eustáquio de Mesquita

Karla Gê disse...

Robson,
O show do Tortoni deve estar variando entre 100 e 120 pesos,não tenho certeza, pois a cada ano que vou, ele aumenta um pouco devido a inflação astronômica da Argentina. Não acho que seja necessário comprar com antecedência ainda no Brasil se vc tiver mais de um dia em Buenos Aires, pois vc pode ir lá na véspera e comprar para o dia seguinte.
Quanto ao custo benefício, só fui ao Tortoni e acho que vale muito a pena, mas não tenho como comparar com outros shows. De qqr maneira, tenho certeza de que vc não irá se arrepender. Uma dica: Assista ao show do salão de baixo, ele costuma começar mais tarde, mas é o melhor!
beijos

Powered By Blogger