Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

sábado, 28 de janeiro de 2012

Hoje São Paulo fez jus ao apelido de "Terra da Garoa"

Olá,amigos!

Hoje o dia começou cedo! Fui encontrar um amigo no metrô Consolação. Havíamos combinado de ir ao Museu de Arte Sacra (Avenida Tiradentes, 676, de terça a domingo de 10h às 18h- 6,00 para entrar. Estudantes pagam meia) e ele me levou para conhecer a nova linha de metrô (linha 4-amarela) que lembra muito a estação Saint Lazere em Paris. Saltamos na estação República e fomos conhecer o tal museu que é bem bonitinho. O lugar é meio chato para entrar, não se pode entrar com bolsa e nem tirar fotos, aliás, não se pode entrar nem com a máquina na mão (mesmo dentro da capa), então só tirei fotos do exterior. Há algumas imagens bem bonitas lá dentro, inclusive há duas obras originais do Aleijadinho.


Saímos de lá e fomos para a Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, em frente à estação da Luz, de terça a domingo de 10h às 17h30, também custa 6,00 para entrar). É um lindo museu cheio de esculturas e quadros de pintores brasileiros famosos como Portinari, Anita Malfatti, Lasar Seggal, Pedro Américo, entre outros. Adorei aquele lugar! E adorei mais ainda poder tirar fotos (sem flash) das obras. Estava acontecendo uma exposição temporária de Joaquim Torres García, um pintor uruguaio que tem um estilo meio parecido com Miró e que eu tinha conhecido quando estive em Montevidéu (mas dele não era possível tirar fotos).




Dali fomos almoçar um virado à paulista, um prato típico daqui que eu nunca tinha experimentado! É composto de arroz, tutu, ovo, bisteca, couve e banana frita. Delicioso!

Como essa é a semana do aniversário de São Paulo, o terraço Itália, um prédio cujo restaurante da cobertura oferece uma bela vista da cidade, estava aberto ao público gratuitamente e fomos lá aproveitar. Realmente a vista é linda! Eu adoro essa urbanidade de São Paulo! Acho lindo ver aqueles prédios coloridos lá de cima, ter uma ideia da grandeza da cidade. Eu e meu amigo passamos um bom tempo lá conversando e curtindo a vista. O dia hoje estava tipicamente paulista, com aquela garoa típica pela qual a cidade ficou conhecida. Provavelmente em um dia de sol, a vista deve até ser mais bonita, mas não será tão tipicamente paulistana como foi a de hoje.


Depois de descermos, demos uma passada na Igreja da Consolação, de 1801, projetada pelo mesmo arquiteto da Catedral da Sé. Externamente é bem bonita, mas o interior está bastante maltratado e, inclusiva, está sendo restaurado.


Saímos de igreja e fomos fazer uma hora no shopping Center 3, pois eu tinha marcado com o primo desse meu amigo por volta de 20 h para tomarmos um café. Ele nos pegou de carro e acabamos indo ao shopping Higianópolis, um local que segundo ele, é frequentado por pessoas que têm grana. Tomamos um chocolate quente na “Cau” uma cafeteria com o melhor chocolate que eu já tomei na vida!!!! Aproveitei para pedir um macarron de pistache. Parece que a moda francesa dos macarrons pegou por aqui. Tudo muito gostoso.


Uma pena que o dia estava acabando e eu tinha de voltar ao hotel para fazer minha mala, pois no dia seguinte retornaria ao Rio.
Essa viagem de São Paulo foi muito divertida. Fiz tudo o que eu queria fazer, fui aos lugares que planejei ir, comi comida típica, curti esse jeito cosmopolita que tanto gosto de vivenciar quando venho à essa cidade. E o melhor de tudo: revi amigos tão queridos que me acompanharam em todos esses programas! Foi bom demais ter vindo à Sampa, essa cidade com a qual criei um delicioso caso de amor!

Até breve!

VIAGEM REALIZADA EM JANEIRO DE 2012

Nenhum comentário:

Powered By Blogger