Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

sábado, 28 de janeiro de 2012

Dia ensolarado no aniversário de São Paulo

Olá, amigos!!

O dia hoje foi muito gostoso! Acordei não muito cedo, tomei meu café da manhã e esperei um grande amigo vir me buscar para passearmos. Eu tinha muita vontade de ir à Catedral da Sé, que segundo li, foi inspirada na Notre Dame de Paris. Pegamos o metrô de depois de algum tempo, estávamos diante da bela catedral! Era feriado em São Paulo, portanto, a cidade estava cheia de turistas e aquele local geralmente repleto de mendigos, estava cheio de gente tirando fotos, além de estar bem policiado.
A igreja realmente é linda! Belos vitrais, um presépio e um belo mosaico em homenagem à Nossa Senhora. Como chegamos lá ao meio dia, não demorou muito e começou uma missa. Tinha bastante gente devota lá dentro. Não quisemos ficar muito já que não estávamos interessados na missa e sim na catedral propriamente dita. Tirei várias fotos da fachada. Aqui também há, diante da igreja, um marco zero, a partir do qual são contadas as distâncias para outros estados.
Além disso, como não poderia deixar de ser, há uma estátua de São Paulo que ficou muito bonita tendo a catedral ao fundo.





De lá fomos ao “Solar da Marquesa de Santos” casa que pertenceu à amante de Dom Pedro I (rua Roberto Simonsen, 136, metrô Sé. Entrada gratuita). Ali dentro encontramos móveis, faqueiros e objetos pessoais de Domitila de Castro Canto e Melo, mais conhecida como a marquesa de Santos. Esse solar ficou bastante tempo em reforma e reabriu para visitação em novembro do ano passado, junto com o Beco do Pinto, um bequinho com estilo bem português ao lado do solar.


Solar Marquesa de Santos




Beco do Pinto

Ali ao lado fica o pátio do Colégio, onde a cidade de São Paulo nasceu com a fundação de um colégio jesuíta, hoje conhecido como Casa de Anchieta pois pertenceu ao Padre José de Anchieta.



De lá tentamos passar no prédio do Banespa, de onde, dizem, há uma bela vista da cidade, mas por ser feriado, a fila estava enorme, então decidimos ir ao Mosteiro de São Bento. E eu que nem sabia que aqui havia um também...estava em reforma, mas pude tirar algumas fotos. A igreja é escura, mas não tanto quanto a do Rio e sua arquitetura é menos suntuosa que a carioca. Belo altar, belos vitrais.



Dali, já mortos de fome, fomos até o Mercado Municipal, um local super famoso em São Paulo, especialmente pelo sanduíche de mortadela (rua da Cantareira, 306, funciona de 5h às 16h para as bancas de fruta e até mais tarde para os restaurantes). O cheiro de frutas e temperos é inebriante. Pode-se experimentar alguns dos alimentos e eu provei uma fruta peruana (ou era colombiana? Não lembro...) chamada xirimóia (será que é assim que escreve?) e que era bem gostosinha. Mas queríamos mesmo era almoçar , pois já estava bem tarde. Subimos para a parte onde ficam os restaurantes. Como estava lotado (e todos os mercados desse tipo sempre não estão?), pegamos uma senha, esperamos algum tempo e conseguimos sentar no “Terra de santa cruz”onde pedimos uma deliciosa salada e uma chapa mista com carne, calabresa e carne seca que estava divina!!!





Quando estávamos quase indo embora, apareceu uma bandinha tocando marchinhas de carnaval antigas. Meio barulhento, mas interessante. Esperamos a bandinha ir embora e saímos de lá em direção à Avenida Paulista, mas meu amigo queria me apresentar a uma cafeteria simpática que ele conhecia. Chama-se “Pâtisserie Douce France” (esquina da Alameda Jaú com a Rua Marília, perto do metrô Trianon-Masp) e, de fato, lembra muito um bistrô parisiense. É muito bonitinho, preço razoável, clima europeu e doces maravilhosos!


Ficamos um bom tempo ali, de papo, rindo e contando histórias. Depois eles me deixaram na Avenida Paulista, de onde eu já sabia voltar para o meu hotel. O dia foi ótimo! Fiz tudo o que eu planejava fazer (mais, até!) e foi muito divertido passar o dia com esse amigo que tanto amo. Realmente ter bons amigos é um tesouro.

Até breve!

VIAGEM REALIZADA EM JANEIRO DE 2012

Nenhum comentário:

Powered By Blogger