Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Uffizi e Pitti: A arte Florentina

Ciao, amigos!

Hoje o dia foi uma overdose de arte, vista sob a forma de pinturas e esculturas! É que fui fazer um dos passeios que mais queria aqui em Firenze: A Galleria degli Ufizzi! É lógico que eu já havia comprado meu ingresso pela internet, afinal, não queria perder 2 a 3 horas numa fila esperando. Foi muito fácil, em menos de 10 minutos eu troquei meu voucher pelo ingresso e estava dentro da galeria. O acervo é riquíssimo, com obras de diversas épocas e escolas italianas, contudo, a sala que mais me impressionou foi a número 14, com quadros de Botticelli. E, de repente, ali estava à minha frente "O nascimento de Vênus", um quadro de uma beleza impossível de descrever! Fiquei encantada! Parei ali uma meia hora só observando os detalhes. Passaram umas 3 excursões por mim e eu ali, que nem boba, olhando o quadro! É claro que, como todos os museus italianos, não foi possível tirar fotos, então, comprei postais e fotografei para vocês!



Há uma infinidade de obras belíssimas na Galleria. Quadros de Michelângelo; Leonardo da Vinci, no tempo em que ele andou por Florença; Tintoretto; Tiziano; Bellini; Rubens, Van Dyck; Caravaggio, deste, inclusive, está acontecendo em vários museus de Firenze, uma mostra com as obras mais famosas dele. Aqui eu pude ver "A Medusa", pintura em têmpera que ele fez sobre um escudo de bronze para captar ao máximo a ideia do reflexo da górgona no escudo feito de espelho por Perseu, antes de matá-la. Muito interessante.


Nessa galeria há uma quantidade enorme de cultura e arte que não se consegue apreender em apenas 3 ou 4 horas...mas vale a pena tentar ver e entender um pouco disso tudo. Diante de tanta arte, dá a sensação de que nos tornamos pessoas melhores...
Saindo da Uffizi fui almoçar em um restaurantezinho ótimo que fica na esquina da Via Lambertesca com Via por S. Maria. Chama-se “Orologio”e tem vários sabores de pizza a 3 euros a fatia. Cada uma mais deliciosa que a outra! Comi uma de berinjela e outra de champingnon. Huuuum!!!!
Dali, rumei para o Pallazzo Pitti, que foi a principal sede dos Médici, a família de mecenas de Florença. O lugar tem uma arquitetura fantástica já por fora! Seu projeto é de Brunelesco, o mesmo da cúpula do Duomo, e data de 1487. Pra variar, nada de fotos do interior. Só pude tirar fotos externas das réplicas que estão expostas.





Dentro desse palácio há a Galleria Palatina, um conjunto de 26 salas, todas forradas de pinturas! É muita informação pra uma pessoa só!!! Chegou um momento em que eu estava saturada de tanta pintura! Na verdade, eu gosto mesmo é dos tetos! E há uma sala dedicada a Hércules que não tem quadros, pois suas paredes são todas pintadas com passagens da vida do herói grego. Foi o que mais gostei, mas não encontrei postal para comprar...
Saí dali um tanto saturada com tanta obra de arte (ai, ai, já vi que vou ficar louca no Vaticano!), mas estava feliz por ter tido a oportunidade de ver ao vivo todas aquelas obras famosas que a gente vê em livros.
Voltei andando para o hotel, mas antes passei no Mercado San Lourenzo. É uma espécie de “camelódromo” de Firenze e vende de tudo! Comprei umas lembrancinhas e vim para o hotel, pois, a essas alturas, minhas pernas já doíam de tanto caminhar!

Arrivederci!

VIAGEM REALIZADA EM AGOSTO DE 2010

2 comentários:

ilma disse...

Sou apaixonada por Firenza e verdade! tem horas que vc nao aguenta mais ver tanta arte rsrsr Esta Galeria é um espetaculo a parte.
Bjs de viajante

Theo Trebbiani disse...

Te espero aqui em viareggio amanha... bjao

Powered By Blogger