Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Basílica de San Marco e o bairro judeu de Veneza

Ciao,amigos!

Hoje acordei cedo para poder ir a Basílica de San Marco, cuja fila é sempre gigantesca! Cheguei as 9h em frente à Igreja que abriu suas portas as 9h30 e pude ver aquela imensidão de mosaicos belíssimos! O lugar é um tanto escuro, mas tem um encanto especial pois mostra a união entre Oriente e Ocidente que fez de Veneza a cidade mais próspera de seu tempo!



Grande parte de seu tesouro é fruto de saques, incluindo os 4 cavalos dourados que ficam no interior da Igreja mas que têm réplicas acima das portas principais. Datam do século V e foram saqueados de Constantinopla pelo venezianos durante as Cruzadas.



Há muito ouro nas paredes de mosaicos contudo o mais impressionante é o altar de ouro, chamado de Palla d'Oro que tem incrustadas mais de 2600 pedras preciosas entre rubis, esmeraldas, pérolas e outras...um escândalo!


Pode-se subir as escadas para se ter uma bela visão da Piazza lá do alto. Custa 4 euros, a escada tem degraus gigantescos, mas com o auxílio do corrimão é possível subir e ver Veneza de uma forma especial.
Depois dessa overdose de ouro, riquezas e tesouros, fui passear pelo bairro judeu aqui de Veneza. Ele fica em Cannareggio e, ali, pode-se ter uma vaga ideia da perseguição que esse povo sofreu ao longo dos séculos.
O Ghetto de Veneza foi o primeiro a existir no mundo e recebeu esse nome por causa de uma oficina de fundição de canhão do século XIV, que era chamada de “geto”. Posteriormente esse nome foi dado a qualquer território judeu pelo mundo.
O lugar é feio, maltratado e vários judeus ortodoxos passeiam pelo local. Existem dois ghettos, um novo e um velho, cada um fica de um lado do canal.
Ali há o Memorial do Holocausto, composto de sete relevos, de Albit Blatas, que mostram o extermínio dos judeus nos campos de concentração e há uma placa para que isso jamais seja esquecido! Tocante!


Ali há também o Museu Ebraico com objetos religiosos e documentos. Interessante.
Depois aproveitei um restaurantezinho simpático que havia por ali e fui almoçar uma deliciosa carne com batatas. Dessa vez, com direito a sobremesa! Delícia!



Dali fui a Igreja da Madonna dell'Orto, que ganhou esse nome por causa de uma estátua de Nossa Senhora encontrada numa plantação local (chamada de orto ) e à qual atribuíram alguns milagres. Ali está sepultado o pintor Tintoretto e pode-se ver maravilhosas pinturas dele! A igreja é mais bonita por fora que por dentro, na verdade. É uma linda construção gótica de tijolos vermelhos.




De lá, voltei para o hotel para postar aqui no blog e dizer a todos que acompanham minhas aventuras que agora só voltarei a postar provavelmente na segunda-feira, de Florença, para onde vou no domingo.

Arrivederci!

VIAGEM REALIZADA EM JULHO/AGOSTO DE 2010

2 comentários:

ilma disse...

Adorei este lugares que vc percorreu e já escrevi em meu "caderninho"rsrsr as fotos de ouro etc são realmente um espetáculo. Gosto de como vc descreve os lugares...estou viajando junto.
Bjs de viajante

Blower's Daughter disse...

Karlinhaaa!!!

Desculpeee o sumiço! Tava na correria, estou com os posts da sua viagem atrasados, mas vou ler todos aos pouquinhos, aí vou comentando!

Adoreeeei as fotos deste post, todas lindas! Adorei o altar de ouro e pedras preciosas, um luxo, hehe!
O Memorial do Holocausto deve ser bem tocante mesmo!
E essa carne com batata devia estar deliciosa, hmmmm, hehehe!

Bjokinhaaas!!!^^

Powered By Blogger