Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Museus de Buenos Aires

Hola!

Buenos Aires é uma capital onde se respira cultura por todos os lados! A quantidade de museus, livrarias e espaços culturais que existem lá é fora do comum...
Durante minha breve visita à capital argentina pude visitar alguns museus que me encantaram, tanto pelo seu acervo quanto pelo cuidado que os portenhos têm com suas obras de arte. A maioria não era possível fotografar, até mesmo por uma questão de preservação. Ir a Buenos Aires e não conhecer seus museus é tirar metade da graça da viagem.
Na Recoleta ficam dois dos mais conhecidos museus: O MUSEU NACIONAL DE BELLAS ARTES (av. del Libertador 1473) e o MALBA (calle Figueroa Alcorta 3415)

O Museu Nacional de Bellas Artes tem obras de pintores famosos como Renoir e Monet, além de esculturas belíssimas de Rodin, que andou em terras portenhas e, ao que parece, também se apaixonou pela cidade.






O Malba é o Museu de Arte Latinoamericano, onde se encontram obras como "O Abapuru" da Tarsila do Amaral e "Auto retrato" de Frida Kahlo, além de outras obras de pintores como Portinari, Di Cavalcanti, Diego Rivera, Antonio Berni e Botero...
Eu fui a esse museu junto com a galera da escola, pois foi um dos passeios oferecidos na segunda semana:




Também fui ao Museu Carlos Gardel, que nada mais é do que a casa em que ele viveu até sua morte em 1935. Uma casa simples e muito bem preservada. Fica no bairro Abasto, um local pobre, onde Gardel passou a maior parte da sua vida. Na verdade, diz a lenda, que ele nasceu Charles Gardés, era francês de Toulouse, mas foi para Buenos Aires muito novo e trocou seu nome para Carlos Gardel para se tornar mais portenho. Ele é  motivo de orgulho para os argentinos e em frente ao shopping Abasto há uma estátua de Gardel em tamanho natural.






E fui também ao Museu da Casa Rosada, fica numa portinha do lado direito e quase ninguém sabe que existe. É pequeno, mas tem muitos objetos que pertenceram aos presidentes, além, é claro, de um quadro enorme da Evita com o Perón.



Fui várias vezes à Casa Rosada e numa delas dei sorte de pegar a troca da guarda. Os portenhos se sentem tão europeus que têm até troca da guarda como na Inglarerra! Bem diz o ditado que "o argentino é um italiano que fala espanhol e pensa que é inglês"!
Mas eles são, sem dúvida, um povo muito consciente de seus deveres e direitos, muito politizado e muito culto. Fiquei realmente encantada!




Hasta Luego!

VIAGEM REALIZADA EM JANEIRO DE 2009

Primeiros dias em Baires...

Hola!

Na segunda, dia 05 de janeiro iniciei meu curso de Espanhol na Austral Idiomas. Meu professor era um porteño engraçado chamado Juan. Eu gostei muito dele e, aos poucos, fui conhecendo os alunos que faziam curso, afinal eram apenas 3 turmas pela manhã e alguns alunos que faziam aula particular à tarde.
Depois de 3 dias todos nós já éramos amigos de infância!Claro que sempre há mais afinidade com uns que com outros, mas, de uma maneira geral, a galera era muito divertida!
Tínhamos aula de 9h as 13h, almoçávamos por perto e depois íamos conhecer a cidade até a hora que desse vontade de voltar...
Conheci a Catedral Metropolitana, que é a maior Igreja do país e tem ares de templo grego. Dois soldados ficam em frente à capela velando o corpo (ou o que sobrou dele) de San Martín, herói da independência argentina.



Fui também a La Boca, o bairro mais colorido de Baires, para onde foram os imigrantes genevoses. Por falta de dinheiro para comprar tintas eles usavam as tintas que sobravam da pintura dos navios, então suas casas tinham uma parede de cada cor. É lá que se encontra o "Caminito", umas ruelas onde existem lojas de "regalos" e uma feirinha com tudo que lembra o tango e a cultura porteña. É também nesse bairro que está o estádio de futebol do Boca Juniors, conhecido como LA BOMBONERA




Também tivemos um tempinho para ir ao cinema em Buenos Aires. Ao lado do hostel havia um cinema que só passava películas argentinas, aproveitamos para poder treinar nosso espanhol. Deu pra entender uns 80% do filme, foi muito bom!

Meus dias em Buenos Aires estavam sendo exatamente como eu havia planejado!
Hasta Luego!

VIAGEM REALIZADA EM JANEIRO DE 2009

Finalmente com tempo para atualizar...

Hola!

Cheguei há quase uma semana no Rio e só agora tive um tempo para sentar e atualizar esse blog. Aquelas duas semanas em Buenos Aires foram simplesmente inesquecíveis! Acho que nunca tinha vivido num estado de felicidade tão grande por tanto tempo consecutivo! Não teve um dia em que eu ficasse de mau humor! Tudo era perfeito, mesmo quando era ruim...eu andava quilômetros naquele sol escaldante e não reclamava! Havia momentos em que nem eu me reconhecia...
Agora que voltei, posso narrar minhas aventuras em solo porteño com mais calma. Logo no dia que cheguei, já fiz amizade com alguns brasileiros do hostel e fomos dar uma volta pela cidade...

Almoçamos uma comida DE-LI-CI-O-SA!!


Passamos pelo Obelisco...





...Pelos teatros da Avenida Corrientes...



...E atravessamos a Avenida 9 de julho, a mais larga do mundo...


...Fomos à Plaza de Mayo e vimos a casa Rosada. Depois andamos até Puerto Madero, um bairro que foi revitalizado e hoje conta com bares e restaurantes caríssimos. É um bairro que tem uma arquiteura bem nova e onde fica "El Puente de la Mujer".


Foi um dia muito divertido e serviu para que eu percebesse algumas coisas:
1- o espanhol é uma língua mais fácil do que eu poderia supor;
2- quando se viaja sozinha mas se fica em hostel, nunca ficamos sozinhos de verdade, pois brasileiro quando se junta, não se desgruda;
3- eu tenho uma capacidade de adaptação às adversidades muito maior do que poderia imaginar;
4- uma viagem como essa amplia os horizontes de qualquer pessoa!

No fim do dia o saldo foi positivo, pois eu tinha novos amigos e estava feliz!


Hasta Luego!

VIAGEM REALIZADA EM JANEIRO DE 2009
Powered By Blogger