Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Museus de Buenos Aires

Hola!

Buenos Aires é uma capital onde se respira cultura por todos os lados! A quantidade de museus, livrarias e espaços culturais que existem lá é fora do comum...
Durante minha breve visita à capital argentina pude visitar alguns museus que me encantaram, tanto pelo seu acervo quanto pelo cuidado que os portenhos têm com suas obras de arte. A maioria não era possível fotografar, até mesmo por uma questão de preservação. Ir a Buenos Aires e não conhecer seus museus é tirar metade da graça da viagem.
Na Recoleta ficam dois dos mais conhecidos museus: O MUSEU NACIONAL DE BELLAS ARTES (av. del Libertador 1473) e o MALBA (calle Figueroa Alcorta 3415)

O Museu Nacional de Bellas Artes tem obras de pintores famosos como Renoir e Monet, além de esculturas belíssimas de Rodin, que andou em terras portenhas e, ao que parece, também se apaixonou pela cidade.






O Malba é o Museu de Arte Latinoamericano, onde se encontram obras como "O Abapuru" da Tarsila do Amaral e "Auto retrato" de Frida Kahlo, além de outras obras de pintores como Portinari, Di Cavalcanti, Diego Rivera, Antonio Berni e Botero...
Eu fui a esse museu junto com a galera da escola, pois foi um dos passeios oferecidos na segunda semana:




Também fui ao Museu Carlos Gardel, que nada mais é do que a casa em que ele viveu até sua morte em 1935. Uma casa simples e muito bem preservada. Fica no bairro Abasto, um local pobre, onde Gardel passou a maior parte da sua vida. Na verdade, diz a lenda, que ele nasceu Charles Gardés, era francês de Toulouse, mas foi para Buenos Aires muito novo e trocou seu nome para Carlos Gardel para se tornar mais portenho. Ele é  motivo de orgulho para os argentinos e em frente ao shopping Abasto há uma estátua de Gardel em tamanho natural.






E fui também ao Museu da Casa Rosada, fica numa portinha do lado direito e quase ninguém sabe que existe. É pequeno, mas tem muitos objetos que pertenceram aos presidentes, além, é claro, de um quadro enorme da Evita com o Perón.



Fui várias vezes à Casa Rosada e numa delas dei sorte de pegar a troca da guarda. Os portenhos se sentem tão europeus que têm até troca da guarda como na Inglarerra! Bem diz o ditado que "o argentino é um italiano que fala espanhol e pensa que é inglês"!
Mas eles são, sem dúvida, um povo muito consciente de seus deveres e direitos, muito politizado e muito culto. Fiquei realmente encantada!




Hasta Luego!

VIAGEM REALIZADA EM JANEIRO DE 2009

Um comentário:

Sergio Casoetto disse...

Que bom que goste de Buenos Aires e do povo portenho!! Fico feliz!!

Sabia que existe muita polémica sobre a origem do Carlos Gardel?

Não é confirmado que ele seja de Toulouse. Ele mesmo nunca quis revelar o mistério. Existe uma lenda que diz que quando perguntavam para ele sobre sua origem, ele costumava responder "nasci em Buenos Aires aos 2 anos de idade..."

Os uruguaios também alegam que Gardel teria nascido na terra deles, mais específicamente na cidade de Tacuarembó.

Em fim, este mistério só faz aumentar o charme do Carlos Gardel, "que cada día canta mejor".

Abraços portenhos.


Sergio.

Powered By Blogger