Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Louvre e Museu Rodin

Bonjour!!

Hoje o dia em Paris estava lindo! Céu azul e sol. Os termômetros marcavam 31 graus! Hoje foi o dia dedicado ao Louvre. Saímos cedo, passamos pela Pont neuf (que, apesar do nome, é a ponte mais antiga de Paris) e nos encaminhamos ao Museu do Louvre. Eu tinha lido que a melhor entrada era pela Porte de Lyons, depois da confusão dos turistas em excursão na entrada da pirâmide...é a última entrada, um tanto longe, mas realmente muito vazia! Foi fácil de entrar pois já tínhamos o passe (esqueci de dizer que o compramos ontem na biheteria do Arco do Triunfo) e não enfrentamos fila alguma!


O Louvre é gigantesco!O maior museu do planeta! Tem 3 alas (Denon, Richelieu e Sully) e só é possível andar dentro dele seguindo um mapa que se pega gratuitamente na entrada. Ali estão todas as salas e a localização das principais obras.
Como pretendemos voltar lá uma outra vez, hoje fizemos um circuito bem blockbuster, tentando ver as obras mais famosas.
A nossa entrada dava em uma salinha antes do museu. Lá havia uma exposição de artes da Árica, Ásia, Oceania e Américas. Subindo de elevador para o segundo andar, saímos na ala Denon, bem na parte das pinturas italianas. O primeiro quadro que fomos ver foi, talvez, o mais famoso de todo o museu: La Joconde (também conhecida como Monalisa)! A despeito de tudo o que dizem, eu achei o quadro lindo! E bem maior do que eu esperava. Eu sabia que era um quadro pequeno, pois foi o primeiro quadro a ser pintado para ser pendurado a parede, como quadro mesmo e não como painel, o que era mais comum na época do Renascimento. Ele pertenceu a Napoleão e para conseguir uma foto com ela ao fundo é preciso muita determinação e um tanto de sorte, pois há mais de 200 pessoas se acotovelando em volta dela com as mesmas intenções que você.


Dali fomos em frente até encontrar a minha escultura preferida de todo o Louvre: A Vitória de Samotrácia, uma peça encontrada em 1863 na cidade que lhe deu o nome. Supõe-se que ela date de 190 a.c. É lindíssima!


Descendo a escada a esquerda e indo direto até o fim, encontramos outra escultura grega do ano 100a.c. e que se tornou símbolo da arte clássica: A Venus de Milo


Ainda no campo das esculturas encontramos Eros e Psiquê, feita por Antonio Canova entre 1787 e 1793.


Passamos por outras esculturas lindas e fomos ver algumas pinturas famosas como "A coroação de Napoleão"( Jacques-Louis David); "A liberdade guiando o povo"(Delacroix); "A grande Odalisca" (Jean-Augusto-Dominique Ingres) e "A balsa da Medusa" (Theodore Gëricault)








Saímos do Louvre pela pirâmide, onde está a maior loja de souvenirs. Cada coisa linda! Dava vontade de levar tudo! Saímos de lá cansadas de tanto andar (e também de nos perder) pelos enormes corredores daquele museu que um dia foi um palácio, mas com a sensação de que nem que fôssemos ao Louvre todos os dias dessas duas semanas, conseguiríamos ver tudo!
De lá pegamos o metrô para o museu Rodin. Entramos sem enfrentar fila por causa do passe e começamos pelo primeiro andar da casa onde ele morou. Há belas esculturas como as famosas "O pensador" e "O beijo", mas o museu em si me decepcionou um pouco...achei que havia pouca variedade de esculturas...




...o jardim é uma atração à parte! Há uma réplica do Pensador em tamanho maior que o original e a famosa "Porta do Inferno", além de uma bela vista para Les Invalides (onde está o túmulo de Napoleão).





Saímos de lá e resolvemos passar no Cafe de Flore, um café parisiense que Sartre e Simone de Bouvoir frequentavam e onde eles escreveram partes de suas obras filosóficas. Sentamos para almoçar e eu comi um típico omelete francês delicioso!



Hoje foi essa a minha viagem...amanhã tem mais!
A bientôt!

VIAGEM REALIZADA EM JULHO DE 2009

Os pontos turísticos de Paris...

Saudações!

Pode parecer lugar-comum, mas ontem eu e minha mãe fomos ao lugar mais turístico de Paris: O Arco do Triunfo e a Torre Eiffel!
Saímos de casa lá pelas 9h30 com intenção de passar no posto de turismo e comprar o "Paris Museum Pass", um cartão que dá direito à entradas gratuitas e ilimitadas em quase todos os museus e monumentos de Paris. Ele tem validade de 2, 4 ou 6 dias consecutivos e o preço varia conforme a quantidade de dias escolhidos.
Lá fomos nós para o endereço que eu tinha...porém, fomos parando para ver as belas paisagens da cidade, sem falar nas lojas de cremes e perfumes que estavam pelo caminho. Tudo com desconto, pois é época de liquidação em Paris (as grandes liquidações aqui acontecem 2 vezes ao ano: em janeiro e em julho), então , é claro que ficamos um tempão vendo tudo. Não compramos nada, mas pequisamos preços e vimos coisas maravilhosas! Agora eu entendo porque quem tem dinheiro paga excesso de bagagem quando volta de Paris...
O local de venda do passe era nada menos que o Carrossel do Louvre, uma espécie de saguão do museu, onde estão a venda inúmeros souvenirs. Contudo, como ontem era terça e o Louvre fecha às terças, as lojas também estavam fechadas e nada de passe...

Resolvemos então pegar um metrô para ver a Torre Eiffel que é um dos poucos monumentos em que não se aceita o passe. Descemos na estação de metrô Tuileries e fomos tentar comprar o ticket no guichê eletrônico...um pouco complicado, mas conseguimos!! Descemos na plataforma e pimba: pegamos o metrô para o lado errado!!! Affe!! Tinha que ser eu! Não sei andar de metrô nem no RJ, era muita ilusão acreditar que eu ia acertar logo de primeira aqui!
Bem, resolvido esse probleminha, pegamos o outro metrô e desembarcamos na estação Charles de Gaulle-Étoile. Ao sairmos demos de cara com o Arco do Triunfo!! Lindo! Enorme! Ele foi construído por Napoleão entre 1806 e 1836, pois o imperador, após a batalha de Austerlitz, prometeu que seus soldados "só voltarão ao lar sob arcos de triunfo" ! Dito e feito! O monumento deveria dominar Paris e foi escolhida a forma de uma estrela para contorná-lo, daí o nome da estação de metrô: Étoile.


O Arco foi construído em estilo Romano e tem nada menos que 284 degraus em forma de espiral que distanciam os pobres mortais de uma vista maravilhosa que aguarda aqueles que,estoicamente, conseguirem subir todos! Eu subi! Quase morri, mas subi! Lá de cima dá para ver a tal estrela e dá também para ver toda Paris linda, linda linda!



A vista inclui a Torre Eiffel que parece ainda mais linda assim de perto...



Ficamos lá em cima algumas horas, só observando a cidade e sentindo aquele vento parisiense batendo no rosto...
Descemos! Aliás, a descida é muito rápida, quando vimos já estávamos lá embaixo! Resolvemos ir à Torre. Mais um metrô, dessa vez para o lado certo! Entre a estação e a Torre havia um lindo jardim tão bem cuidado que eu tive que tirar foto.


Fomos andando e, de repente, por detrás das árvores, surge o monumento criado por Gustave Eiffel para uma feira de exposição universal em 1889! Era para ter sido desmontada em 6 meses, mas os parisienses se encantaram tanto com sua imponência e beleza que ela não só já existe há 120 anos, como também virou o símbolo da cidade!

Para subir na Torre existem 4 elevadores, um em cada base. O que nós pegamos era o da base Leste. É fácil: você escolhe uma das quatro filas, chega no guichê, compra o bilhete até o segundo ou terceiro andar e logo ali já entra na fila do elevador. Fomos só até o segundo andar porque o terceiro só começava a vender mais tarde. A subida é rápida e não tem nada de extraordinário, mas a vista...essa vale a pena!!!


Dá pra ver toda Paris, assim como do Arco do Triunfo, contudo de um ângulo completamente diferente! Ou seja, não acreditem se disserem que basta subir em um deles para ver Paris do alto. Não é verdade. As vistas são completamente diferentes!


Ficamos lá mais umas duas ou três horas, só observando. A Torre é muito mais cheia que o Arco e os souvenirs que vendem na lojinha lá em cima também são mais caros que os do Arco e nem são mais bonitos...


Depois de descermos da Torre, estávamos com fome, afinal já eram quase 4 da tarde! Fomos a um bistrô chamado "Le Boujoulais" que ficava na Rue Suffren e pedimos uma "formule du jour" que compreendia um prato principal (no meu caso, escalope com fritas e no caso da minha mãe, macarrão com molho de frango) + uma sobremesa (sorvete). Para beber, "une carrafe d`eau" que é uma garrafa de água da bica, que não custa nada e tem o mesmo gosto da água mineral daqui, afinal, na Europa, pode-se tomar água direto da torneira, sem problemas.

Ao final do almoço (ou jantar?) queríamos ir ao Museu Rodin, mas não havia mais tempo, então fomos ao museu de arte moderna chamado "Centre Georges Pompidou" , mas por ser terça-feira, ele estava fechado, então só tiramos fotos e olhamos algumas lojinhas no entorno.


De lá fomos à Gare du Nord para comprar nossa passagem para a Bélgica na semana que vem. Tivemos alguma dificuldade para entender como funciona o sistema ferroviário daqui, mas depois de algumas perguntas, descobrimos onde deveríamos ir. Compramos e viemos para casa (que chique! "casa"...estou morando em Paris!). Chegamos quase 22h e ainda era dia!! Incrível como aqui anoitece tarde. Eu querendo ver a cidade iluminada e nada de escurecer!!!
Chegamos em casa, banho e cama, de novo! Podres de cansadas, mas felizes! Os dias estão sendo maravilhosos em Paris!
A Bientôt!


VIAGEM REALIZADA EM JULHO DE 2009
Powered By Blogger