Hola, amigos!
Sábado, dia 17 de setembro, eu tinha combinado com uma amiga de irmos juntas para Punta del Este, no Uruguai. Na verdade, ela tinha comprado um pacote de viagem num desses sites de compra coletiva e como era para duas pessoas, eu me convidei para ir com ela. Já tinha algum tempo que eu queria conhecer o Uruguai e achei uma boa oportunidade. Compramos a passagem aérea pela Pluna, uma companhia uruguaia, pois era a única que tinha Punta del Este como destino final.
Nosso voo deveria sair às 8h05 da manhã e chegamos as 6h no aeroporto, com as duas horas de antecedência de praxe. Fizemos check-in e fomos logo para a sala de embarque, pois queríamos tomar café da manhã. Lá pelas 7h30, avisaram que o voo iria atrasar devido a um problema mecânico. Já estamos um tanto acostumadas com atrasos, hoje em dia, em viagens, principalmente as internacionais, por isso nem nos estressamos muito. Dali a 2 horas avisaram novamente que aquele voo estava com problemas na aeronave e que não partiria mais, nós seríamos realocados no voo da tarde, que iria sair as 15h30. Foi uma confusão! Um monte de gente xingando, reclamando e gritando com os pobres funcionários da empresa que cuida do embarque, pois a Pluna, assim como a maioria das empresas aéreas atuais não têm funcionários próprios trabalhando em outros países, é um serviço terceirizado, consequentemente, aquela empresa que ali estava não era a responsável pelo atraso e agiu muitíssimo bem, primeiro avisando sobre o atraso e depois, auxiliando os passageiros. Eles nos deram um voucher para o almoço em um restaurante excelente, dentro do aeroporto, chamado “Demoiselle”. Buffet de comida variada, qualidade ótima, tudo muito gostoso! O voucher dava direito ao buffet à vontade, com sobremesa incluída, mais uma bebida não alcoólica a escolha do cliente. Comemos bastante, pois àquela altura, já estávamos mesmo mortas de fome!
E para aqueles que não queriam comer no aeroporto, a companhia deu um voucher de táxi (ida e volta) para o bairro escolhido (vimos dois rapazes que quiseram almoçar em Ipanema).
Depois, tivemos que fazer um novo check-in, passamos novamente pelo raio X e voltamos à sala de embarque. Lá pelas 15h, avisaram novamente que o voo atrasaria, dessa vez, não por problemas mecânicos, mas técnicos: as informações dos passageiros estavam no computador da nave avariada e não havia programa de computador para passar as informações de uma aeronave para outra. Mais 2 h de espera, muitas reclamações e xingamentos da galera até conseguirmos, finalmente, entrar no avião. Eu e minha amiga já havíamos feito uma espécie de “pacto no-stress”e decidimos que aquilo não iria acabar com nosso humor. E não acabou mesmo, levamos super na boa, rimos, nos divertimos, descobrimos mais uma sobre a outra, além de conhecermos figuras curiosas no aeroporto. Foi interessante!
O avião da Pluna é pequeno, o interior lembra um ônibus de turismo com poltronas acolchoadas até confortáveis e apenas duas cadeiras de cada lado da janela. Banheiros minúsculos! Mas o voo foi bem tranquilo, sem turbulências e com subida e aterrissagem bem suaves. A Pluna é uma companhia que não tem serviço de bordo gratuito. Nem água! Paga-se por tudo o que se quiser consumir lá dentro. Compramos um croissant, uma água e um alfajor, tudo por 22 reais. Não é barato, mas o croissant é bem grande e bem gostosinho.
3 horas depois, desembarcamos no aeroporto de Carrasco, em Montevideo, onde pegaríamos uma conexão de ônibus até a rodoviária de Punta del Este. A empresa que faz esse trajeto se chama COT e, após mais duas horas de estrada, estávamos em Punta. Pegamos um táxi e fomos para o hotel Best Foret, na parada 6, playa Mansa. Um bom hotel, com staff simpático, quarto grande, chuveiro e camas deliciosos. Já passava da meia noite e tudo o que queríamos naquele momento era dormir!
Atualizando: A companhia aérea Pluna parou de operar em 2011 e decretou falência. Uma pena!
Hasta Luego!
VIAGEM REALIZADA EM SETEMBRO DE 2011